LEGISLATIVAS NA SAGS CONFERENCE 2023: Conheça a pesquisa apresentada na Universidade de Lausanne
- Legislativas
- 6 de out. de 2023
- 2 min de leitura

Imagem de divulgação da conferência. Com fundo roxo, com formas geográficas e com símbolos de gênero, aparece nesta ordem as informações da conferência: SAGS Conference 2023,Gender(ed) Labor, e embaixo, 14-15 September 2023, University of Lausanne, Anthropole.
Nos dias 14 (quinta-feira) e 15 (sexta-feira) de setembro de 2023, o Grupo de Estudos de Gênero e Política - Projeto Legislativas esteve presente na na Conferência Bianual “Gender(ed) Labor” – SAGS 2023, organizada pela Associação Suíça para Estudos de Gênero. O evento ocorreu presencialmente na Universidade de Lausanne (UNIL) e o Legislativas esteve representado pela discente Gabriela Paula Silva Alves.
Durante o evento, no painel "Resistências Feministas", apresentou-se os resultados iniciais da pesquisa “Movimentos de Mulheres na América Latina e a Divisão Sexual do Trabalho: Uma Análise do Texto da Convenção Constitucional Chilena”. No painel, estiveram presentes também as pesquisadoras Charlene Calderaro, Annelise Canavarro, Marion Schulze e Béatrice Bouillon.

Imagem de anúncio do painel Feminist Resistance, com informação de local. título e nome das pesquisadoras.
O estudo desenvolvido pelo Projeto Legislativas centra-se no processo constitucional chileno como um estudo de caso para examinar a possível influência dos movimentos feministas e a participação paritária das mulheres na redação do documento final. O artigo examina as reivindicações dos movimentos feministas no Brasil, Chile, Bolívia e Argentina relacionadas, dando um breve histórico das agendas socialmente levantadas pelos movimentos de mulheres nos últimos oito anos. A equipe de pesquisa do Legislativas foi formada pelas pesquisadoras Ana Beatriz Aquino, Laura Trotta, Clara Vinholi Araújo e Gabriela Alves, orientadas pela prof.ª Carolina Gabas Stuchi.

Fotografia das painelistas, na ordem, Marion Schulze, Gabriela Alves, Annelise Canavarro, e Béatrice Bouillon e da chair Charlene Calderaro.
A Associação Suíça para Estudos de Gênero é uma organização científica com objetivo de promover estudos de gênero na Suíça e oferecer um fórum para intercâmbio e networking. Além da Swiss Association for Gender Studies, o evento contou com a organização da PlaGe - Plateforme Genre UNIL, rede interdisciplinar para o intercâmbio de conhecimentos e métodos sobre gênero na Universidade de Lausanne, e da HES-SO, Universidade de Ciências Aplicadas da Suíça Ocidental.

Print do tweet da Associação Suíça para Estudos de Gênero sobre o início da conferência, no dia 14 de setembro, com fotografia dos boas vindas às pessoas participantes. Conta no X/Twitter: @SggfSseg.
Não é a primeira vez que o Legislativas participa do evento, em 2021, as pesquisadoras do Projeto Legislativas Ana Beatriz Aquino e Laura Cazarini Trotta apresentaram a pesquisa “CAMPANHAS VIRTUAIS DE MULHERES EM RIO GRANDE DA SERRA: Limites da pandemia de Covid-19 nas campanhas eleitorais”.
Quer saber mais sobre o evento? Para mais informações acesse o site da conferência, e confira a programação completa.
Comments