top of page

LEGISLATIVAS NA SAGS CONFERENCE 2023: Conheça a pesquisa apresentada na Universidade de Lausanne


Imagem de divulgação da conferência. Com fundo roxo, com formas geográficas e com símbolos de gênero, aparece nesta ordem as informações da conferência: SAGS Conference 2023,Gender(ed) Labor, e embaixo, 14-15 September 2023, University of Lausanne, Anthropole.


Nos dias 14 (quinta-feira) e 15 (sexta-feira) de setembro de 2023, o Grupo de Estudos de Gênero e Política - Projeto Legislativas esteve presente na na Conferência Bianual “Gender(ed) Labor” – SAGS 2023, organizada pela Associação Suíça para Estudos de Gênero. O evento ocorreu presencialmente na Universidade de Lausanne (UNIL) e o Legislativas esteve representado pela discente Gabriela Paula Silva Alves.


Durante o evento, no painel "Resistências Feministas", apresentou-se os resultados iniciais da pesquisa “Movimentos de Mulheres na América Latina e a Divisão Sexual do Trabalho: Uma Análise do Texto da Convenção Constitucional Chilena”. No painel, estiveram presentes também as pesquisadoras Charlene Calderaro, Annelise Canavarro, Marion Schulze e Béatrice Bouillon.




Imagem de anúncio do painel Feminist Resistance, com informação de local. título e nome das pesquisadoras.


O estudo desenvolvido pelo Projeto Legislativas centra-se no processo constitucional chileno como um estudo de caso para examinar a possível influência dos movimentos feministas e a participação paritária das mulheres na redação do documento final. O artigo examina as reivindicações dos movimentos feministas no Brasil, Chile, Bolívia e Argentina relacionadas, dando um breve histórico das agendas socialmente levantadas pelos movimentos de mulheres nos últimos oito anos. A equipe de pesquisa do Legislativas foi formada pelas pesquisadoras Ana Beatriz Aquino, Laura Trotta, Clara Vinholi Araújo e Gabriela Alves, orientadas pela prof.ª Carolina Gabas Stuchi.




Fotografia das painelistas, na ordem, Marion Schulze, Gabriela Alves, Annelise Canavarro, e Béatrice Bouillon e da chair Charlene Calderaro.


A Associação Suíça para Estudos de Gênero é uma organização científica com objetivo de promover estudos de gênero na Suíça e oferecer um fórum para intercâmbio e networking. Além da Swiss Association for Gender Studies, o evento contou com a organização da PlaGe - Plateforme Genre UNIL, rede interdisciplinar para o intercâmbio de conhecimentos e métodos sobre gênero na Universidade de Lausanne, e da HES-SO, Universidade de Ciências Aplicadas da Suíça Ocidental.



Print do tweet da Associação Suíça para Estudos de Gênero sobre o início da conferência, no dia 14 de setembro, com fotografia dos boas vindas às pessoas participantes. Conta no X/Twitter: @SggfSseg.


Não é a primeira vez que o Legislativas participa do evento, em 2021, as pesquisadoras do Projeto Legislativas Ana Beatriz Aquino e Laura Cazarini Trotta apresentaram a pesquisa “CAMPANHAS VIRTUAIS DE MULHERES EM RIO GRANDE DA SERRA: Limites da pandemia de Covid-19 nas campanhas eleitorais”.


Quer saber mais sobre o evento? Para mais informações acesse o site da conferência, e confira a programação completa.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dias Mulheres Virão

No discurso da vitória feito pelo candidato eleito Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 30 de outubro de 2022, nós ouvimos o futuro presidente falando às mulheres: “É preciso ir além. Fortalecer as polít

bottom of page